sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Camarões: Bamenda e Bafut







Estive nos Camarões e gostei muito de aí ter estado, para alguém que vem de um país plano como é a Guiné-Bissau fiquei um bocado surpreendido com as montanhas do nordeste daquele país (Bamenda).

Apesar da viagem muito difícil (falarei numa outra ocasião sobre viajar em África) descobri um país interessante começando por Douala a capital económica enorme e comercial, sem o charme de Dakar mas bastante mais cosmopolita, sem intensidade de Abidjan mas “fêtard” ao som de músicas live.

Depois de Douala fui a Bamenda uma cidade a 1 500 m de altitude rodeada de montanhas com um clima muito agradável roçando ao frio a noite… Sendo os Camarões um país bilingue, Bamenda se encontra numa das duas províncias anglófonas encravadas entre a Nigéria também ela anglófona e o resto dos Camarões francófono, podem imaginar como foi interessante para mim pôr o meu inglês em pratica. Gostei da cozinha local a base de carne e tubérculos e fruta (muita fruta), mas o charme maior dessa cidade vem das suas noites e da paixão pelo futebol (assisti vários jogos do Mundial 2010 em Bamenda)

A noite em Bemenda o bulício diurno dá lugar a música ao vivo, os restaurantes, quase todos eles têm um cantinho (palco) reservado as noites de musica onde são tocados essencialmente temas conhecidos da musica congolesa e camaronesa misturado com um pouco de tudo e tocado por jovens locais organizados em orquestras dando musica para todos os gostos.

Um dos departamentos de Bamenda é Bafut especial por ser a capital da etnia Fon, povo que a quando da ocupação colonial conseguiram negociar a sua neutralidade evitando conflitos como também adquirindo os direitos de continuar livremente as suas praticas ancestrais. Este status permitiu aos Fons preservar grande parte da sua cultura de uma forma surpreendente, o chefe dos Fon ainda vive no mesmo palácio que os seus antepassados, uma grande casa feita com troncos de madeira esculpidos e coberto de palha.

Visitei também o museu dos Fon onde guardam um conjunto de objectos e de histórias e ainda pude assistir a dança tradicional Fon.
Anualmente realiza-se um famoso festival de música e dança tradicional em Bafut no pátio do palácio dos Fons espero poder lá um dia voltar para assistir ao festival.

1 comentário:

Anónimo disse...

É lindo. Ma, Bu foto cu tia que dibide fica ba na capa