sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Essa Gente

Um amigo que aprecio muito me incitou escrever sobre a minha geração sobre pessoas que eu conheci, sobre essa gente estranha que ainda aí na praça de Bissau de fato e gravata, mas não é ministro muito menos político, sobre essa gente nova que fala francês, inglês, brasileiro (sic), russo e espanhol mas não é cooperante nem missionário.
Me disse para falar sobre essa gente que esta construir o país mas também sabe dar um bom pé de dança, que joga futebol aos fins-de-semana e quando pode, mas não dispensa uma cervejinha bem fresca. Me pediu ele para falar dessa gente que é engajada e comprometida com o seu país, apesar de já muito ter sido maltratado por ela.
Me pediu para contar novas dessa gente que fala lá fora da Guiné-Bissau com paixão, da “sabura” de Bissau e das suas festa, da hospitalidade desse povo que partilha tudo, mas que se envergonha fácil cada vez que a violência, a intriga, a corrupção e os escândalos são as únicas noticias que tem do seu país.
Ele também me pediu para falar dessa gente que fora de Guiné-Bissau seria capaz de morrer por ela, mas cá dentro tem medo.,
Essa gente que defendem certos ideais com convicção mas que ainda não se tornou militante.
E eu com duvida ainda perguntei:
- Essa gente quem são?
Aí ele me deu mais uma dica:
- Essa gente adora Cabral mas ainda não estão preparados para ser como ele…
Compreendi logo… Era preciso coragem para se rebelar e não aceitar injustiças, desonras e egoísmos.
Essa gente precisa ter coragem para pedir energia eléctrica para não ficar a trás neste mundo de tecnologia, conhecimento e comunicação,
Essa gente precisa ter coragem para gritar por água potável, para não se preocupar com medicamentos contra diarreia, greve nos hospitais ou se enfermeira decidiu pedir mais 15.000 XOF que eles não têm.
Eu decidi sim escrever o que vejo dessa gente que muitos comummente chamam de JOVEM e ao que quase sempre adicionam um adjectivo: quadro, doutor, desempregado, formado etc. e tal mas que não tiram nem põe algo de especial nas nossas vida e nos nossos destinos.
Vou escrever porque admiro essa gente JOVEM.

1 comentário:

ASP disse...

Olá!
Adorei a maneira como escreve, é tão agradável de ler! Parabéns pelo blog!
Vou adicioná-lo aos meus links no blog Made in Bissau.

Siga-me também!
http://madeinbissau.blogspot.com

Um abraço!