segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Eu, meu filho e a vida!

Há quase um mês o meu filho completou o seu 1º ano de vida…Há uns anos atrás eu tinha lido num livro que no dia do aniversário da maioridade dos nossos filhos devemos ter uma conversa com eles para lhes dizer as palavras que devem orientar a vida deles no futuro. Ontem eu fiz mais um ano de vida e passei algum tempo a pensar naquilo que eu tinha vivido até aqui…Coisas que me tinham marcado, lições de vida que eu aprendera (fácil ou dificilmente). Mas pensei sobretudo naquilo que eu gostaria que o meu filho soubesse quando estivesse preparado para enfrentar este mundo de loucos em que vivemos. O quê dizer ao meu miúdo quando fizer 18 anos, baseado na minha experiência desta vida, deste mundo e das pessoas que nela vivem? Sabendo que eu não tive essa possibilidade, eu quis fazer o meu máximo para dizer ao meu filho, no dia dos seus 18 anos ou seja em 2028 palavras que realmente o ajudem, que para ele fizessem sentido e que o mostrassem o mundo tal como ela é. Cheguei a conclusão que no dia em que o meu miúdo fizer 18 anos eu lhe direi isso:
Filho você não é um Homem enquanto:
  • Não tomar uma bebedeira (kumé moku riçu) e se arrepender de tê-lo feito;
  • Não chorar por amor e se aperceber que o amor é irracional por isso é que o coração está muito longe da cabeça;
  • Não partir a cara de alguém para defender, a verdade, aquilo ou aqueles que você ama e aquilo em que você acredita.

No dia em que você completar essas etapas um misto de sentimentos e emoções te farão sentir que esta vida é mais complexa  do que pensas e a cada dia que passas o mais importante não é seres perfeito, correto, agradável, bom ou mau, mas vais aprender que o mais importante é seres tu mesmo.

Sem comentários: